quinta-feira, 16 de julho de 2009

PNL na tela: Melhor Impossível



O conteúdo de filmes e peças de teatro é reconhecidamente fonte de estudo de PNL. Essas histórias podem conter vários elementos que nos permitem discutir e avaliar não somente pressupostos da PNL, mas também o comportamento dos participantes daquelas realidades inventadas.
O livro Programação Neurolinguistica para Leigos, de Romilla Ready e Kate Burton ressalta essa realidade e apresenta várias sugestões de filmes para serem assistidos. Cabe neste momento um comentário: o livro tem um conteúdo interessante, mas a tradução e a revisão deixam bastante a desejar (Edição da Alta Books – 2009).
Entre as indicações está “Melhor Impossível” (As Good as It Gets) com os vencedores do Oscar Jack Nicholson e Helen Hunt. Eu já vira o filme – originalmente lançado em 1997 – mas resolvi revê-lo com meus novos olhos de practitioner, e ganhei um “intensivão” de PNL.
É uma excelente oportunidade para avaliar os diferentes mapas, as neuroses, medos, crenças limitantes, padrões de comportamento, falta de flexibilidade e tirar muitos ensinamentos.
Não esquecendo que é imperdível a construção do rapport de personagem de Jack Nicholson com o cachorro.
Quem puder de uma olhada no filme, mas tenha a mão caneta e papel. Tem muita coisa para anotar, refletir questionar.

Um comentário:

  1. Uma série interessante, nesse sentido, particularmente para o estudo da metaposição, é "Em Terapia", que passa, se não me engano, na HBO, todos os dias, entre 21:00 e 22:00. Particularmente no dia em que vão ao consultório um casal em processo de divórcio e seu filho, de uns 12 anos. Recomendo.
    Evaristo Santiago

    ResponderExcluir